26 de novembro de 2016

Estudando em casa: Escalas Menores

26 de novembro de 2016
Sabe como é uma escala menor?
Não?
Vamos lá!!
 Basicamente, existem 3 tipos de escalas menores: A escala menor natural, a escala menor harmônica, e a escala menor melódica.
Obs: Vou utilizar as escalas de C, Cm e Am como exemplos.

Menor Natural

Os intervalos que diferem a escala menor natural para a escala maior são a Terça, a Sexta e a Sétima. Que são maiores na escala maior e passam a ser menores na escala menor natural. 
Então teremos esta Fórmula:

Escala Maior
(1 2 3 4 5 6 7 1)
C D E F G A B C
 
Escala Menor Natural
(1 2 b3 4 5 b6 b7 1)
C D Eb F G Ab Bb C
A B C D E F G A

 A escala de Dó maior e a escala de Lá menor natural partilham as mesmas notas, então podemos dizer que a escala de Lá menor natural é a escala menor relativa de Dó maior. O que faz a diferença entre ter a escala de Dó maior e a escala de Lá menor natural é a tônica.

Menor Harmônica

 A escala menor harmônica é parecida com a escala menor natural. Com a terça menor, a sexta menor, porém com a sétima maior.
A sétima maior é a nota característica desta escala, pois é este intervalo que lhe dá uma sonoridade distinta. Se fizermos a comparação da escala menor harmônica com a escala maior, a única diferença está na terça e na sexta.
Teremos esta fórmula:

Escala Maior
(1 2 3 4 5 6 7 1)
C D E F G A B C
 
Escala Menor Harmônica
(1 2 b3 4 5 b6 7 1)
C D Eb F G Ab B C
A B C D E F G# A

Menor Melódica

 Esta escala é um pouco mais complexa que as anteriores, pois na teoria musical clássica esta escala tem a forma da escala menor melódica quando subimos na escala e a forma da escala menor natural quando descemos na escala. Esta ideia no entanto não é muito utilizada na música moderna. A escala menor melódica difere da escala menor natural nos graus 6 e 7. Na escala menor natural temos a sexta menor e a sétima menor, na escala menor melódica a sexta e a sétima são maiores. Em comparação à escala maior apenas diminuímos a terça, tendo assim uma terça menor.
Teremos esta fórmula:

Escala Maior
(1 2 3 4 5 6 7 1)
C D E F G A B C

Escala Menor Melódica
(1 2 b3 4 5 6 7 1)
C D Eb F G A B C
A B C D E F# G# A
 
Resumidamente, é isso tudo pessoal! Kk

Bom estudo a todos.
Abraços!