18 de fevereiro de 2017

Estudando em Casa: Solfejo

18 de fevereiro de 2017
Eae galerinha do Blog... 

Sabem pra que serve o Solfejo?

Vamos dar uma olhadinha nessa parte tão importante do aprendizado musical. Que por muitas vezes é esquecida.

O que é solfejo?

Aprender a ler música é exatamente como aprender uma nova língua, é aos poucos que passamos de ouvinte em uma conversa musical, para um leitor de partituras. Por isto, no mundo da música, a teoria musical é tão importante, porque ela nos ensina a ler e escrever musicalmente falando.
  Muitas pessoas têm medo do solfejo, outras não entendem no que consiste este exercício, sua importância e qual é sua finalidade. Mas, de modo geral, solfejar consiste na leitura cantada ou simplesmente rítmica das notas de uma partitura, facilitando o aprendizado musical.
  O solfejo é essencial, pois trabalha ritmo, melodia, afinação, contribui na evolução musical desenvolvendo a percepção auditiva que auxilia na identificação e assimilação das notas musicais, que são as bases da musicalidade.

Passos do solfejo

1. Faça a leitura rítmica antes de fazer o solfejo. (Pra quem não sabe, a leitura rítmica é aquela em que você lê apenas o ritmo, sem o nome ou entonação das notas).
2. Faça a leitura métrica, ou seja, fale o nome das notas junto com o ritmo.
3. Faça uma escala na tonalidade (tom) do seu solfejo, subindo e descendo, várias vezes, depois faça os arpejos (quando as notas de um determinado acorde são tocadas uma após a outra).
4. Por último, faça seu solfejo.
O piano e teclado são instrumentos que irão te auxiliar ainda mais no aprendizado do exercício do solfejo devido à visualização do desenho da escala cromática (escala dos 12 tons).

Notas:

 Solfejar é importante para qualquer músico. 
 Desenvolve ritmo, melhora a leitura e a resposta.
 Ajuda a por em prática toda parte teórica estudada.
E muito mais.

Aproveite seu tempo vago e dê umas solfejadas. Os resultados são muito gratificantes.
 Você não se arrependerá.

Abraços!